Curso Online

Do Discovery ao desenvolvimento de um produto digital

Aprenda a aplicar na prática a abordagem de Discovery para criar produtos que geram resultados.

3:30 hrs

DURAÇÃO

8 de Agosto

das 9:00 às 12:30hrs

30

vagas

Sobre o curso

Enquanto muitos profissionais e empresas negligenciam o processo de explorar e validar hipóteses antes de começar a etapa de desenvolvimento, as empresas orientadas ao Design, sabem que além da entrega do produto, é fundamental estruturar e conduzir um processo contínuo de descoberta de produtos.

O Product Discovery é processo para explorar e descobrir necessidades visando tomar decisões mais assertivas na construção do produto certo.

Este curso vai além dos princípios básicos, para que você aprenda a aplicar na prática a abordagem do Product Discovery, combinado com práticas de Lean UX e Design de produto.

Além dos conceitos e princípios, iremos explorar um conjunto de atividades e técnicas que irão ajudar você a responder perguntas, sejam elas de uma necessidade do usuário, uma possível feature ou hipótese de negócios, com impacto mensurável, dando um novo nível de clareza quando se trata de coletar evidências e transformá-las em insights. Você irá aprender as habilidades necessárias para estruturar e executar um Product Discovery independentemente do setor ou tamanho da empresa.

Este curso te ajudará em:

  • Estruturar um Product Discovery e desenvolver produtos melhores
  • Entender e interpretar as necessidades do usuário
  • Conectar objetivos da empresa e necessidades dos usuários
  • Testar e validar ideias
  • Identificar um produto mínimo viável que permita validar rapidamente sua hipótese de produto
  • Definir uma visão de produto
  • Gerenciar o produto por resultados (Outcomes) e não por entregas (Outputs)
  • Definir bons resultados (OKRs) para seu projeto

Para quem é este curso:

Este curso foi desenvolvido para:

  • Designers de experiência do usuário (UX)
  • Product designers
  • UI designers
  • Designers de serviço
  • Aspirantes ao design
  • Membros de times ágeis interessados em criar um processo estruturado de Product Discovery, centrado no usuários.

Ementa

Parte 1

Inovação e Lean Startup

  1. Empreendedorismo vs Inovação
  2. Startups
  3. Principios do Lean Startup
  4. Uma Startup não se resume a um produto: A importância do Mindset

Minimum Valuable Product (MVP) e protótipos

  1. Como implementar o conceito do MVP na prática  
  2. Relação entre MVP e Protótipos
  3. Cultura de prototipação como parte do MVP
  4. Os tipos de protótipos e suas fases

Parte 2

Experimentar, validar, pivotar e os métodos ágeis

  1. Um experimento é um produto
  2. Pivotar ou persistir 
  3. Diferenças entre processos ágeis e em cascata (waterfall)
  4. Escalando o Ágil

Produto e mercado, o que está por trás

  1. Product market fit e a combinação entre produto e mercado
  2. A busca pelo problema
  3. Definindo a proposta de valor e o MVP do seu produto
  4. Como descobrir o que é subjacente aos processos de decisão por meio do Job to be done 

Parte 3

Outputs over outcomes e o que isso tem a ver com seu produto

  1. Discussão sobre os protótipos
  2. Como refinar a visão do produto e identificar suas limitações
  3. Outputs over Outcomes: porque isso muda sua visão em um projeto/produto
  4. Importância da big picture

Facilitadores

Renata Tonezi - Especialista de pesquisa (user research) e estratégia de produtos digitais, no Itaú

Formada em Design Digital e pós graduada em Design de Serviços, é apaixonada por entender profundamente o comportamento das pessoas, mapear tendências e desenhar estratégias e cenários de futuro. É professora nos Bootcamps de UX na TERA e na pós graduação de UX da Anhembi Morumbi. Acredita que a empatia e a colaboração são qualidades chave de times ágeis. Já passou por empresas como Terra Networks, Editora Abril, Casa da Cultura Digital, e atualmente trabalha como especialista de pesquisa e estratégia de produtos digitais no Itaú, liderando iniciativas que visem impulsionar a inovação através do design orientado ao futuro e de uma cultura de experimentação.

Leo Aragão -Product designer e estrategista, Digital Foundation, Itaú

Formado em desenho industrial pela FAAP e pós-graduado em Neurociências e Psicologia Aplicada, possui vasta atuação em áreas de design, passando por portais de informação (G1), e-commerce de alimentos (Paodeacucar.com) e área financeira, no Banco Itaú, desenvolvendo produtos digitais e serviços para consumo em massa sempre considerando o comportamento do usuário como o elemento chave para construir experiências marcantes e produtos de sucesso.  

SObre a vale school
+ DE 0 ALUNOS
FORMADOS EM PRÁTICAS E CONCEITOS DA ECONOMIA DIGITAL

Além de

0 % dos alunos
Dizem aplicar novos conhecimentos no trabalho.​
0 % dos alunos
Melhoram os resultados dos projetos Imediatamente

Alguns depoimentos

Inscrição

1ª LOTE - ESGOTADO

2ª LOTE - ESGOTADO

3ª LOTE - ÚLTIMAS VAGAS

  • Curso de Product Discovery
  • Curso disponível por 6 meses
  • Material para download
  • Certificado de participação

Últimas vagas